Buscar
  • BERTON Contabilidade™

O que fazer se o imposto de renda do cliente cair na malha fina?

Você sabe quais são os caminhos certos para seguir quando algum de seus clientes cair na malha fina? Conheça as melhores ações para resolver esse problema!



Cair na malha fina é o pesadelo de qualquer contribuinte. Por isso, é importante que os contadores prestem serviços de excelência na declaração do Imposto de Renda para evitar que esse tipo de situação ocorra com os seus clientes.


No entanto, é comum que algumas pessoas procurem por serviços contábeis somente quando já estão com problemas junto ao Fisco.


Além disso, a Receita Federal adota rigorosos critérios de conferência, o que faz com que até pequenos erros possam ser detectados durante o cruzamento de dados, gerando problemas ao declarante.


De forma resumida, cair na malha fina quer dizer que a declaração do IRPF será retida pelo Fisco em decorrência de inconformidades na entrega.

E essas incorreções podem ser por conta de dados cadastrais equivocados, valores incorretos, rendimentos omissos ou mesmo por falta de documentação que comprove as informações apresentadas.


Ao cair na malha fina, o contribuinte não poderá receber sua restituição até que envie uma retificação à Receita ou encaminhe os documentos comprobatórios faltantes.


Frente a isso, os profissionais de contabilidade também devem estar preparados para lidar com o problema, garantindo uma resolução correta, ágil e mais tranquila do mesmo.


Afinal, a multa para quem não corrigir as inconsistências encontradas na declaração antes da notificação da Receita pode ser de 75% do imposto devido. Já a penalidade para quem arrumar as irregularidades antes da notificação é de apenas 20%.


Para saber onde estão os erros, basta acessar o extrato da declaração, ir até a seção “Pendências de Malha” e ali conferir quais foram as razões que levaram à retenção, os erros que precisam ser corrigidos ou os dados que devem ser comprovados.


Quer saber mais sobre esse processo? A seguir, confira as etapas que você deve seguir para resolver a situação de qualquer cliente que cair na malha fina!


O que fazer quando cair na malha fina? - Quer ter as respostas para todas as suas dúvidas, basta marcar um horário que teremos o maior prazer em lhe atender, e resolver de uma vez por todas todos os seus problemas como Imposto de Renda.


WhatsApp + 55 69 3443-6620

E-mail: bertoncwl@gmail.com

Av. JK 222 - Novo Horizonte (em frente lavador)

10 visualizações0 comentário